sábado, 22 de novembro de 2008

Day 2

1. Westminster

Westminster é realmente um optimo ponto de partida para vários locais turisticos em Londres. Como tal o encontro no dia seguinte foi no mesmo local.

É obvio que me voltei a perder no metro e cheguei atrasado. Por sorte e de forma a aliviar os complexos de culpa, as companheiras de expedição também se atrasaram.

Eram ai umas 11 da manhã (cedissimo como sabem...)quando estávamos todos juntos e prontos para a nossa jornada.


O plano a cumprir era partir de Westminster e percorrer a pé a margem do Thames River até à Tower Bridge. Em termos de quilómetros ou miles (conforme preferirem) não sei qual é a distância, mas sei vos dizer que demorámos algumas horas a lá chegar. Isso deveu-se maioritariamente a uma longaaa paragem para almoço... mas já lá vou...


Portanto, saimos do Big Ben e atravessámos a ponte de Westminster. O caminho até à Tower Bridge faz-se por um passeio/percurso mesmo colado ao rio. Pelo caminho pode-se ver de tudo um pouco... Animações de rua, exposições, e um imenso de detalhes e pequenas surpresas que nos fascinam.

Foi uma caminhada até perto da 1 da tarde e a essa hora só tinhamos chegado até à London Bridge.

2. Tottenham

A fome já estava a dar sinais de si, então decidimos ir almoçar. Uma vez que uma das meninas é vegetariana decidimos ir a um restaurante vegetariano. O restaurante já estava pré decidido; ficava em Tottenham, uma zona mais no centro da cidade. Ir da London Bridge para Tottenham implicava apanhar o metro e até mudar de linha e perder algum tempo... Mas bem... somos turistas e estamos de férias... Que se lixe, vamos a isso...

E assim foi... encontrámos o restaurante Mildreds numa rua estreita e com um ar british, no centro de Londres.

O restaurante é um local pequeno mas muito aconscegador, com uma decoração agradável e bom atendimento. A comida estava divinal e concluimos que tinha valido bem a pena o tempo que tinhamos perdido a dar com o lugar.

A meio do almoço apercebemo-nos que a musica ambiente passou a ser um cd de Mariza. Achámos piada ao facto e questionámo-nos se haveria ali algum português a trabalhar. Esta questão foi respondida à saida, quando comentávamos qualquer coisa entre nós e o empregado do bar nos respondeu em português. Fizemos logo uma festa!

O rapaz é do Porto e está em Londres à cerca de 2 anos, mas naquele restaurante trabalhava à pouco tempo. Disse-nos que quando para lá foi o cd de Mariza já estava na playlist da aparelhagem... É com um certo orgulho que me apercebo que a nossa cultura está um pouco espalhada pelo mundo e é bem aceite :)

À saida do restaurante, mesmo à turista, ficámos estagnados numa esquina de volta do mapa e a tentar perceber qual o melhor caminho para o underground mais próximo.

Não sei se é tipico dos britânicos, mas aconteceu por 2 ou 3 vezes, sem pedirmos nada, nos virem dar indicações quando viam que eramos turistas e estavamos com ar atrapalhado.

Pois, naquele momento um senhor que estava a passar perguntou-nos se precisávamos de ajuda. A primeira reacção foi ficarmos a olhar para ele sem dizer nada a tentar perceber porque tinha vindo falar connosco... "desculpem, pensei que precisassem de ajuda. Para onde querem ir? Digam, que eu explico-vos como chegar lá". Começamos a rir e aproveitámos a ajuda. "Onde é o metro mais próximo e como se chega lá". Despedimo-nos do inglês com ele a dizer-nos "obrigado" que era a unica palavra que ele sabia dizer em português.

Cá em Portugal somos parecidissimos... Quando vemos um grupo de estrangeiros atrapalhadissimos no meio de Lisboa passamos de fininho com medo que nos perguntem alguma coisa e com vergonha de darmos algumas bacuradas em inglês.. enfim...

3. Tower Bridge & Tower Hill


Chegámos exactamente ao mesmo sitio de onde tinhamos partido por volta das 15.30. Dali à Tower Bridge era apenas um saltinho.Por volta das 16h anoitece em Londres. Quando chegámos à ponte já era de noite...

Aproveitámos para atravessar para o outro lado e ir ao Tower Hill. Chegámos lá com o objectivo de visitar o forte por dentro, mas as entradas terminavam as 17h e já passava dessa hora...

Oh well ficámos por ali apenas para um cafezinho e depois fomos para casa. Embora 6ª feira não tivémos força para um pub.

Sem comentários: