terça-feira, 18 de novembro de 2008

Day 1

1. Homerton



Fiquei hospedado em Homerton, uma pequena localidade na Zona 2 a Nordeste de Londres, num edificio com um ar "very British".

Homerton é uma pequena vila tipicamente inglesa, nos suburbios da cidade. Quem percorre as suas ruas a pé não consegue perceber bem a sua génese. Bairros sociais misturam-se facilmente com bairros de classe média e diferentes culturas estão patentes em todo o lado, supermercados turcos, lojas indianas, cabeleireiros africanos e é normal irmos no autocarro e ouvirmos comentários em português do Brasil de alguém nos bancos atrás de nós.

Ficar hospedado numa vila como esta faz-nos viver Londres de outro modo... Faz-nos sentir mais como um habitante do local do que um simples passageiro.

Bem, mas falando da viagem em si...

2. London Eye and Big Ben

Há 3 ou 4 lugares em Londres que um turista nunca pode deixar de visitar. O Big Ben e o The London Eye são dois deles.









Situados em Westminster separados apenas pelo Thames river, parece o local ideal para começar a conhecer a cidade.

O pior mesmo é chegar lá... O encontro foi marcado com as novas amigas de viagem para as 15h (o jet lag obrigou-me a dormir toda a manhã :)). A melhor forma de sair de Homerton é mesmo de autocarro, embora a vila tenha uma estação de comboio. Apanhei um autocarro até Mile End, uma localidade a sul de Homerton com undergound e ligação directa a Westminster.

Por muito simples ou complicado que seja o percurso dentro do underground de um ponto A para um ponto B, acabo sempre por me enganar. Ou me engano na linha ou me engano no metro... sem qualquer hipotese. Numa mesma plataforma podem passar, na mesma direcção, 2 ou 3 metros com diferentes destinos... é obvio que entrava sempre no 1º que me aparecia à frente e terminava nos sitios mais estranho da cidade. A solução final é sempre a mesma, pedir ajuda aos assitentes do metro... (sou um triste, eu sei).

Bem, continuando... Cheguei a Westminster com meia hora de atraso, mas tudo bem. Vimos os monumentos e decidimos percorrer as ruas da cidade a pé, que acaba por ser a melhor forma de conhecer Londres.

3. Piccadilly Circus & Oxford Street

Seguimos em direcção a Oxford Street passando por Picaddily.



Estas são zonas comerciais da zona central da cidade de Londres. Optimo sitio para quem quiser fazer compras (e tiver dinheiro para gastar). Lojas de indianos, lojas de roupa, telemóveis, musica, e muita gente, mesmo muita gente. Tudo isto salpicado com chuva, pois afinal de contas estamos em Londres.

Ao final do dia minha prima foi lá ter comigo e como precisava de uma mala de viagem entrámos num indiano. Fiquei chocado com o modo como aqui se negoceiam os preços. Pensava que este tipo de negócios só aconteciam no submundo ou nas feiras, mas afinal não, ali em plena oxford também se negoceiam preços. Um troley que custava 30£ foi negociado para 25£ e acabou por ser comprado a 20£... Muito bom, passar a negociar tudo!!

Chego a casa de rastos... Londres é enorme, Londres cansa... e Londres deita-se cedo... e ainda bem para mim.

2 comentários:

Inesita disse...

Grandes aventuras Veny!!!
Eu não te disse que uma semana era pouco :p
Diverte-te muito!!
beijocas!!

Anónimo disse...

Jet-lag??? De Lisboa para Londres?? Imagino como vai ser no regresso:P Keep on