segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

E mais um ano...

Ando por casa… ando por casa em tardes frias de inverno, em manhãs chuvosas e em dias de nevoeiro… ando por casa aconchegado em pensamentos calorosos e acomodado em ninhos de mantas e cobertores quentes. Ando por casa refugiado no meu mundo, longe do mundo, aninhado neste canto só meu.

Por estes dias tenho andado perdido em pensamentos, introspecções e ideias próprias… vivo num mundo que criei à minha volta.

Não sei se é por causa do espírito da época, entre o natal e a passagem de ano, entre o menino bonito no ano todo (sendo nesta altura que nos lembramos de dar roupinha aos pobres ou bens de supermercado aos voluntários da AMI – enquanto no resto do ano deixamos apodrecer comida no frigorifico ou compramos meia dúzia de peças de roupa que nunca usamos porque a cor saiu de moda…) e os 12 desejos de ano novo. É nesta altura que normalmente revemos o nosso ano e confirmamos quais os objectivos que alcançámos e quais os que falharam e é por esta altura que decidimos os objectivos do próximo ano.

Pois dou por mim a pensar… porquê? Por que é que a nossa vida tem de ser decidida no final de cada ano, como se de um ciclo se tratasse… com inicio em 1 de Janeiro e final em 31 de Dezembro… e depois no final deste período renovam-se os objectivos e desejos e promete-se que vamos ser realmente melhores no próximo ano, mas o ciclo está viciado e de um ano para o outro acaba por não haver nada de novo.

Pessoalmente penso que o meu ciclo ainda não terminou e os objectivos, a decidir, não serão agora, mas mais tarde, não numa fase concreta, ou período, mas no dia-a-dia. Cada vez sou mais adepto de tomar decisões no momento e não programar nada, deixar a vida seguir o seu rumo e nós apenas comandarmos o leme deste barco.

A todos vós um bom 2009.

Sem comentários: